quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dica: Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (2011)


Dica de Filme: Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (The Girl With The Dragon Tattoo)

 Inteligente, bem feito, fiel.



Mikael Blomkvist é um jornalista investigativo da cultuada revista Millennium, que passa por uma crise por conta do próprio jornalista. Mikael está em processo judirídico por difamação e calúnia, depois de publicar um artigo sobre um grande dono de empresas, Hans-Erik Wennerström, na qual expunha supostas falcatruas feitas pelo empresário. Após perder a causa, Blomkvist é sondado por Henrik Vanger, famoso dono de muitas indústrias, a resolver um mistério de mais de 40 anos: o desaparecimento de sua sobrinha. Paralelo a isso, a obscura e perturbada (porém brilhante) hacker Lisbeth Salander, funcionária investigativa da Milton Security, que fez um relatório sobre Mikael, enfrenta seus próprios e grandes problemas. O destino acaba juntando os dois na investigação do mistério, que é mais sombrio e perigoso do que eles pensam.

Eu só soube da existência da trilogia Millennium depois de assistir a este filme fantástico.
Quando a versão sueca da adaptação da trilogia best-seller Millennium surgiu e fez um tremendo sucesso, nacional e internacionalmente, Hollywood, que parece estar passando por uma crise de criatividade, ficou de olho no filme policial. Não é para menos, o primeiro livro da trilogia é competente, inteligente e instigante ao nível máximo.

O filme foi lançado no final de 2011 e conseguiu cinco indicações ao Oscar, incluindo o de melhor atriz para Rooney Mara, no papel de Lisbeth Salander. Mais do que merecido. Ela não ganhou o Oscar, porém se solidificou como uma das melhores atrizes da atualidade.

A fotografia densa consegue repassar o clima pesado do filme. Assim como suas cenas fortes, extremamente bem feitas. E não são poucas. David Fincher (o diretor) soube muito bem como conduzir as cenas, principalmente essas tal fortes que mereciam um cuidado maior para não parecerem gratuitas ou forçadas. A trilha sonora (impecável) do filme ajuda muito a criar esse clima denso, embalando muitas outras cenas de modo fantástico. Além é claro das atuações brilhantes durante todo o filme, que deixa a película melhor ainda.

Daniel Craig entrega um Mikael Blomkvist fantástico. A personalidade do ator se encaixou com a do personagem de um modo incrível. Ele conduz Mikael em perfeita sintonia, e foi com certeza uma ótima escolha. Christopher Plummer ainda melhor no papel de Henrik Vanger. O trabalho brilhante do ator chega a nos repassar a tristeza e angústia do personagem, dá um show completo. Stellan Skarsgard se sai extremamente bem também como Martin Vanger, assim como quase todo o resto do elenco e seus respectivos personagens.

Mas como já era de se esperar, o destaque mesmo, vai para Rooney Mara, interpretando uma das heroínas mais difíceis e conturbadas de todo o cinema. Rooney se entrega de um jeito assombroso à interpretação de Lisbeth Salander, desde seus olhares profundos e enigmáticos à seu jeito de agir, falar, pensar… de ser Lisbeth Salander. A escolha de Rooney foi perfeita para o papel. Uma atriz audaciosa, e que entrega a personagem de um modo real. Uma Lisbeth Salander em carne, osso e alma.  

Um dos maiores méritos do filme, também, é a sua fidelidade ao livro. Algumas coisas mudaram bastante, o que ajudou muito o filme. Como a revelação do mistério principal. No livro, para se saber a verdade, nos capítulos finais, Mikael viaja, viaja e viaja. O que seria cansativo demais no filme que já tem uma duração considerável (mais de 2 horas e meia de duração). A solução que foi encontrada para o filme foi mais prática, e também não afetou-o grandiosamente. Porém, dois detalhes, não muito grandes, mas, significantes não deixaram o filme perfeito. Erika Berger e Millennium. Enquanto no livro a relação entre Erika e Mikael parece natural, no filme parece forçada, fora de contexto. Talvez pela escolha da atriz ou enfim, um detalhe no roteiro que preferiram deixar pra lá. Outro problema, um pouco maior, foi o fato de a revista Millennium estar ofuscada no filme. Enquanto no livro a redação está sempre presente, quase que como um personagem (a revista dá até nome à trilogia), no filme, está apagada parecendo apenas como um mero capricho. Não foram erros muito preocupantes apenas uma pequena parte que poderia ter sido mais bem desenvolvida.

Apesar dos detalhes, Millennium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres consegue ser um filme fantástico. Instigante, inteligente, extremamente bem feito. Aguardo sua continuação ardorosamente, e, como já li a trilogia inteira, sei que potencial para ser incrível, a continuação tem de sobra.
Lisbeth Salander (Rooney Mara)
Mikael Blomkvist (Daniel Craig) e Lisbeth Salander (Rooney Mara)
Martin Vanger (Stellan Skarsgard)
 
Mikael Blomkvist e Henrik Vanger (Christopher Plummer)
Mikael e Henrik

6 comentários:

  1. Particularmente eu prefiro a versão sueca, embora eu realmente adore o Daniel Craig. Hehehehe
    Vim aqui avisá-los que deixamos um selinho pra vocês e agradecer pela indicação à campanha de incentivo à leitura :)
    http://minhametadeleitura.blogspot.com.br/2013/01/selos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tive chance de assistir a versão sueca :/
      Obrigado pelo selinho! (:

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de assistir o filme, mas eu gosto de ler o livro primeiro, onde encontro tempo pra ler? Tantos livros! E tão pouco tempo!Rsrs. Vou me organizar e ler o livro, e depois assistir esse filme que só tem boas indicações. Beijo.

    Daniele
    http://livrosparaamar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, haha o filme é ótimo mas o livro é melhor. Recomendo os dois (:

      Excluir
  3. Oi Rudy! Além de ver várias críticas positivas, tanto em relação ao filme quanto ao livro, seu post me deixou mais empolgada para conferir ambos!
    Eu gosto de ler o livro antes para não ser influenciada pelas faltas que os filme normalmente tem... Aliás, pelo o que você disse, nesse não tiveram muitas, ainda bem! Mas mesmo assim, vou me segurar um pouquinho e tentar ler o mais rápido possível (: Beijo!
    Lis, Our Books on the Shelf.

    http://ourbooksontheshelf.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sim, sim o filme é realmente bem fiel (:
    Ambos são ótimos

    ResponderExcluir

Oi queridos (das)!
Já que vocês chegaram até aqui, deixem sua opinião a respeito do assunto tratado. Seja educado e sensato. Comentários maldosos ou ofensivos serão deletados. Além de melhorar o blog, faz bem ao coração dos autores ;D