domingo, 4 de agosto de 2013

Cisne - Eleonor Hertzog

Olá, leitores!


Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!


Cisne é o primeiro livro da série Uma Geração. Todas as Decisões. E sem dúvidas um dos melhores livros que li. Vocês devem estar se perguntando ''Bruna, o livro é grande, a história não fica entediante?'' A resposta é não.  E pra mim o livro é pequeno demais, pois a um primeiro olhar, ele pode parecer um tanto grande, porém tudo é tão bem feito. Desde personagens cativantes a um enredo envolvente e inteligente.

Nas primeiras páginas fui levada até Cisne, que é o barco de pesquisa e também casa da família Melbourne. Doris e Henry são cientistas formados pela Escola Avançada de Champ-Bleux. Seus filhos são Teo, Ted, Tim, Tom, Pam, Peggy (filha adotiva) e Lis que esperam ansiosos os resultados dos exames que fizeram para ingressarem na tão famosa e competente Camp-Bleux. Apenas Bobby, filho caçula, não prestou o exame por possuir idade inferior a 13 anos, que é a idade mínima para entrar em Champ-Bleaux.

A família se vê em meio praticamente numa ''guerra fria'' entre a Terra e a Tarilian, um mundo do outro lado do sol, com tecnologia mais desenvolvida que a Terra em vários setores. Enquanto isso vários personagens são apresentados, em sua maioria estudantes aprovados para estudarem em Champ-Bleaux. E toda a história vai mostrando o quanto é grandiosa. É como se fosse uma faísca que recebeu um sopro e tornou-se grande e poderosa.

Fiquei encantada com a capacidade da autora de relevar segredos e logo outros surgirem, deixando tudo mais dinâmico e interessante. Astronautas, extraterrestres, ''poderes especiais'', entre outros assuntos do livro, são abordados com criatividade e originalidade. Com a medida certa de pistas que permitem ao leitor ''pensar por si mesmo'', e ainda não ser previsível ocasionando em surpresas e vários suspiros ao longo da leitura de Cisne.

É impossível não desejar ser uma sobrinha de Henry e Doris, pois a família Melbourne é unida, quando alguém não está bem, todos se preocupam e procuram ajudar. O respeito é um dos valores que estão se perdendo atualmente e foi bom ver filhos, pais e tios respeitarem uns aos outros. O bom humor é destaque, nada exagerado e bem colocado, ri muito das brincadeiras de Tim e Peggy(saudades da Florinda e da Florinda II).

Não posso escolher uma personagem como favorita, gostei da maioria. Mas amo especialmente Peggy e Tim, ambos são alegres, espertos e fortes. Outros fui gostando aos poucos, como o Anton que foi mudando ao decorrer da história. O único personagem que não gostei é Giles por ser malicioso e covarde. Estou com certa desconfiança a respeito de Paul, seria ele um vilão ou mocinho? Isso não sei, mas não confio nele.

Queria escrever sobre diversos pontos do livro, mas acredito que iria soltar mais spoiler que deveria. Então só tenho a agradecer a Eleonor Hertzog por ter aceitado fazer parceria com o Curicultura, pelo livro e pelos mimos que vieram juntamente com ele. E o mais importante, pela oportunidade de embarcar a bordo de Cisne, com certeza ele ficará marcado em minha vida. E vocês, leitores, o que estão esperando para embarcarem também a bordo do Cisne? Adquiram logo, garanto que vão gostar!
                                           

2 comentários:

  1. Confesso que de cara quando vi esse livro nem me deu vontade de ler e nem de procurar saber sobre ele e além do que também não tinha gostado da capa (o que continua acontecendo),mas teve um bate-papo com autores nacionais aqui na minha cidade e uma das participantes era a Eleonor e depois que ela falou um pc sobre o livro a sinopse e tal passei a gostar pois o tema é bem interessante..espero ler algum dia pois o livro ainda é meio caro e não tenho coragem de dar 64 reias em um livro só qnd aparecer uma promo bem bacana eu compro =)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    adoooreeeei a bolsa e o mouse pad ^^

    ResponderExcluir
  2. Cisne é um livro maravilhoso mesmo Bruna! Gostei da sua resenha, ficou limpa e convidativa (e sem spoilers ahha).
    Também fiquei encantada com a forma que Eleonor revelava os segredos e fiquei com tantas perguntas no final que mandei e-mails para ela com um moonte de perguntas, ainda bem que ela responde =D
    Também gosto do Tim, mas não sou fã de Peggy. Não gosto nem um pouco do Paul, ele parece esconder algo ruim de Senira que oferece perigo aos Melborne.
    Beijos!
    Meu Filme virou Livro

    ResponderExcluir

Oi queridos (das)!
Já que vocês chegaram até aqui, deixem sua opinião a respeito do assunto tratado. Seja educado e sensato. Comentários maldosos ou ofensivos serão deletados. Além de melhorar o blog, faz bem ao coração dos autores ;D