segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Entrevista com Ademilson Filocreão


Faz um tempo que desejo ler Aurora do Reino, felizmente o autor tornou-se parceiro do blog para nossa alegria, hahah! O autor é simpático e obviamente concedeu uma entrevista, pois não há nada melhor que uma entrevista com o Autor para conhecê-lo melhor, sabermos novidades sobre seus projetos e sobre sua recente obra publicada. 



Quando você começou a escrever e o que te motivou a isso?

Comecei a ler desde os onze anos de idade, mas a vontade de escrever só nasceu em mim muito tempo depois, aos quatorze anos. Acredito que o que me motivou foi a ideia inicial para o meu primeiro livro. Na época, o enredo parecia inovador, hoje eu o considero bem clichê. Consegui desenvolver a história até o final e de lá não parei mais. Sempre surge alguma ideia e eu sempre procuro anotar todas no meu celular. Aliás, o meu primeiro livro era o começo de uma trilogia que nem sei se pretendo terminar, haha.

Quais foram as suas inspirações para o livro Aurora do Reino?

Um sonho bem esquisito. Eu estava em um incêndio, preso ao chão sem poder fazer nada para ajudar. De repente, ouvi um lobo uivar, mas esse uivo parecia ser de dor, tormento e agonia. Olhei para outro lado e vi esse lobo matando uma senhora. Depois disso, uma garota jovem e simples se ajoelhava aos pés do corpo e chorava muito. Esse foi o ponto de partida para a história, que demorou quatro meses para ser completamente escrita. Foi trabalhoso “ligar todos os pontos”, desenvolver tramas e tramas que se ligassem, mas no fim é algo maravilhoso. A história fala de destino e do poder das várias formas de amor em nossas vidas. Todos os personagens são ligados e existem muitos segredos em alguns núcleos.

Como as pessoas mais próximas a você reagiram quando você disse que queria publicar um livro?

Minha família como sempre, me apoiou.  Eles ficaram encantados com a ideia de ter um escritor na família. Isso foi uma espécie de combustível para mim, sabe? Alguém acreditar no que você faz é algo muito importante. Mas além dos meus pais, quase ninguém sabia que eu comecei a escrever um livro. Mas agora com a publicação definitiva bem perto, todos estão me apoiando muito e curiosos com a história.

Qual foi a maior dificuldade que você encontrou para publicar o seu livro?

A maior dificuldade é encontrar uma editora, com certeza. Mas eu aprendi muito com as negativas que recebi, o importante é sempre se apoiar em algo que lhe dê forças e seguir em frente ainda mais fortalecido.  E até quando encontramos uma editora boa, o preço para a publicação é alto demais, um absurdo. Felizmente encontrei a Baraúna, que tem me ajudado muito em vários sentidos.

Quais autores você mais admira e por quê?

Admiro três em especial. Primeiro, J.K. Rowling, por sua genialidade e delicadeza ao escrever a saga Harry Potter. Foi por causa dela que eu comecei a amar os livros. O outro é Victor Hugo. Seu livro “Os Miseráveis” é uma obra-prima, lindo demais! Emocionei-me bastante com ele e guardo a história no meu coração até hoje. E, por fim, a escritora nacional Samanta Holtz. Eu simplesmente adoro tudo o que ela faz, pois sei que ela se dedica bastante e tem muito carinho por tudo o que realiza. “O Pássaro” é um livro completo e ele me marcou muito, me estimulou a continuar escrevendo quando tudo parecia estar sem saída. Fora a ressaca literária que eu tive, depressão pós-final, emoção, raiva e tudo o mais que o livro me proporcionou.

O que você faz para não perder a criatividade?

Quando eu geralmente planejo os primeiros “passos” de uma história, o resto vem automaticamente e aí eu faço a “ligação” de tudo. Criatividade não é algo que se ganhe, vem naturalmente. O importante é ler sempre e anotar em tópicos os acontecimentos importantes da história, para não se perder. É algo que eu faço sempre e tem me ajudado bastante. Mas quando os “bloqueios” surgem, paro de escrever e vou ouvir uma música, ler, assistir novela, haha. 

Quais são seus projetos em relação à leitura?

Nunca irei parar de ler, nunca irei parar de escrever. Enquanto Deus me permitir, com certeza vou continuar. Tenho o meu blog literário, então leio bastante.  Adoro tudo o que faço, até porque se não fosse assim eu seria um frustrado. E em relação à escrita, estou com várias ideias em mente. Entretanto, vou esperar estar tudo certo com o “Aurora” e depois retomar uma história antiga que quero muito desenvolver.


Qual seu conselho para aqueles que sonham em um dia serem escritores?

Não desistir nunca é essencial. Se você acreditar no seu trabalho, no seu potencial, e isso é muito importante, bastante coisa já está feita. É claro, tem que ler, praticar, saber receber críticas e se autocriticar. Você não pode querer escrever de forma isolada, pois isso é algo que envolve um grupo. Ah, e também é importante saber que sempre pode se melhorar alguma coisa no texto. Você pode mandar terceiros lerem o seu original, isso sempre ajuda.

Ao escrever o seu livro, algum trecho ou capítulo te emocionou? Se sim, qual e por quê?

Ah, vários. São meses de envolvimento com a história, o escritor sempre se apega aos seus personagens.  A relação que Aurora tem com a mãe foi algo emocionante de se escrever. É como se Isabel fosse para ela uma “força” a mais, um exemplo a ser seguido.  Mas, ao longo da trama, a protagonista vai descobrindo as “brechas” de sua própria vida, ela se entende melhor e percebe que todos erram e ninguém é perfeito, inclusive a própria mãe.

Deixe uma mensagem para os seguidores do blog.

A todos do Curicultura, desejo um ano cheio de boas leituras e bons pensamentos. Espero que em breve todo mundo possa conhecer os meus personagens e entender a mensagem que o livro passa. Sem seus leitores, o que seria de um escritor? Para quem quiser me conhecer melhor, pode visitar o meu blog: http://livrosdoad.blogspot.com.br/. Abraços para todo mundo!


4 comentários:

  1. Ele é um fofo"
    http://anamenires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anhy!
      O autor é fofo mesmo, gostei muito de fazer parceria com ele.
      Beijos

      Excluir
  2. Tem um meme no meu blog para você !! Espero que goste !! Beijos

    http://insaciavelmenteapaixonada.blogspot.com.br/2013/01/primeiros-memes-do-blog.html

    * Apaixonada por Livros *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariane, obrigada por indicar o Curicultura, adorei o meme.
      Beijos

      Excluir

Oi queridos (das)!
Já que vocês chegaram até aqui, deixem sua opinião a respeito do assunto tratado. Seja educado e sensato. Comentários maldosos ou ofensivos serão deletados. Além de melhorar o blog, faz bem ao coração dos autores ;D