segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Garota Replay - Tammy Luciano



Editora: Novo Conceito
Autora: Tammy Luciano
Ano: 2012
Páginas: 144



Thizi é uma garota alto astral. Tem uma vida boa, um romance e um amigo lindo que faz de tudo para vê-la bem. Até que de repente sua vida muda. Tito, melhor amigo de Thizi, a mostra uma foto, na qual Tadeu, parece traindo-a beijando outra mulher na frente de vários conhecidos. Tito decide se afastar para o bem dos dois. Thizi se ver praticamente sozinha, pois seus pais sempre viajam, além do afastamento do seu melhor amigo, restando apenas os cuidados de Nil, sua empregada, que mais parecia sua mãe. Ao ir a uma balada para tentar se distrair, Thizi se depara com uma mulher, linda e confiante, entretanto essa mulher é igual a ela, seria sua irmã? Um espírito? Thizi terá que descobrir as respostas, resolver seus problemas, o que ou quem é a replay realmente? Porém tudo se resolverá impressionantemente de uma maneira notável e formidável.



“Suas atitudes confirmavam que ele era o meu melhor amigo há mais tempo do que eu conseguia somar.”



Comecei a ler o livro enquanto viajava e aos poucos fui me apaixonando pela história. A capa do livro é linda e está relacionada a algo que ocorre em determinado momento da história, por isso a achei interessante. Thizi sempre foi advertida a respeito de Tadeu. Mas ela sempre preferiu confiar no namorado. Até que Tito resolveu tirar uma foto de Tadeu traindo Thizi, para que a amiga finalmente saísse do estágio de alienação na qual se encontrava. Thizia poderia ao menos ter investigado quem estava dizendo a verdade e não ter acreditado em tudo o que o Tadeu lhe dizia. Tadeu quando descobre o que Tito fez, o agride com um soco no nariz e logo após sai dirigindo acompanhado de Gabiru e os dois sofrem um grave acidente. Claro que Tito preferiu se afastar de Thizi, pois ele e outros conhecidos sempre a avisam de que Tadeu a traía constantemente. Para esquecer um pouco os seus problemas, Thizi decide ir a uma boate e se surpreende ao encontrar uma mulher idêntica a ela, só que mais determinada e bonita. Perguntas brotam na cabeça de Thizi a todo instante a respeito de sua vida e de sua replay, e através desta, Thizi começa a refletir sobre o que é realmente importante em sua vida e quais decisões são as certas a tomar.

A garota Replay é a minha personagem preferida do livro, sincera e madura. Sempre tentando ajudar Thizi. Thizi é simpática, mas é um pouco acomodada, pois ela é sustentada pelos pais que vivem viajando, e que acabam deixando-a sozinha, adora moda e algumas descrições sobre roupas, designs internos e outras tiveram cabimento devido sua paixão pela moda. Porém as comparações que Thizi fazia entre ela e a sua replay às vezes me chateava, pois na maioria das vezes eram comparações sobre bens matérias e coisas externas, mas existem comparações mais importantes que vocês observarão ao ler o livro.  A “Babá” de Thizi, Nil, é doce, amiga, mãe e sempre a apoia, praticamente ocupando o lugar de mãe.  Tito é um ótimo amigo e às vezes fiquei pensando se Thizia dizia que ele é gentil, inteligente e educado por que ela foi logo se envolver com Tadeu que é um bad boy?

O interessante do livro é que ele contém trilha sonora, foi divertido imaginar as personagens cantando e ouvindo música, assim tornando-os mais reais. Além de que a história se passa no Rio de Janeiro e achei lindo visitar mesmo que através da leitura, uma das cidades mais belas do Brasil. Não aprovei o uso de gíria, mesmo que as personagens sejam jovens e assim pudessem usar a linguagem informal.

O livro tem como público alvo os jovens, li várias resenhas dizendo que a Thizi é parecida com uma adolescente de 15 anos, mas se fomos parar para refletir, a idade cronológica nem sempre é acompanhada pela idade mental. Cada livro deve ser levado em conta o seu gênero e publico, às vezes não percebemos isso e acabamos dizendo que uma obra é ruim e esse erro não pode ser cometido, pois muitas pessoas se encorajam para ler um livro ou deixam de ler a partir da imagem repassada pelas resenhas.

Quando pensei que já tinha entendido tudo me surpreendi com a forma que tudo é revelado, de uma maneira simples e assustadora. Mas fiquei desejando saber mais sobre Thizi, já que fiquei com sensação de que faltou algo, mas sempre me sinto assim quando gosto de um livro. Tammy Luciano possui uma escrita simples e logo de fácil entendimento, muitas vezes pensei que Thizi estava ao meu lado me contando sua história. O livro trás várias reflexões para nossas vidas ao nos identificamos com as ações e personalidades das personagens da obra. Como cada um tem o seu gosto, recomendo que leiam o livro e tirem suas próprias conclusões.

8 comentários:

  1. Olá Bruna, tudo bem?

    Bom, pra falar a verdade eu não gostei deste livro. É muito curto e as coisas passam muito rápido sem maiores aprofundamentos. É claro, o final compensa, mas gosto de analisar as coisas pelo todo. Mas eu não tiro as forças de quem quer ler!

    Abraços,
    Ademilson
    http://livrosdoad.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bruna, muito obrigada pela resenha. Presente de Natal para mim! Fico muito feliz que curtiu o livro!
    Sucesso para o seu Blog!!!
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br
    @tammyluciano

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruna!
    Achei a sua resenha ótima,fiquei com vontade de ler o livro me parece ser um livro juvenil e de uma leitura de fácil entendimento.Fica com Deus e continue fazendo suas ótimas resenhas que por sinal você sabe fazer isso melhor que ninguém.Bjokas linda.

    ResponderExcluir
  4. Olá meus(minhas) amigos(as)!
    Muito Obrigada pelo carinho e também pelas suas opiniões, elas são muito importantes pra mim. Que Deus abençoe vocês.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie :)

    Nossa eu quero muito ler esse livro ele está tão barato aqui na Leitura da minha cidade , é até hoje eu não criei vergonha , mais agora com a sua resenha vou comprar com certeza :D Beijos !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!
      O livro é lindo e fofo, você provavelmente irá gostar. Fico muito feliz que a minha resenha tenha despertado o interesse por esse livro.
      Beijos

      Excluir
  6. Interessante! Já tinha lido uma resenha sobre esse livro e ia colocar na minha lista de leituras, mas acabei esquecendo com o tempo, eram muitos livros pra ler. Mas voce conseguiu despertar meu interesse de novo! Otima resenha, otimo blog, continue assim querida, e muito sucesso pra voce!

    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mandy!
      É sempre bom visitar blogs, gosto muito de ler resenhas e o seu blog é um dos quais eu mais gosto. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Obrigada pelo carinho.
      Beijos

      Excluir

Oi queridos (das)!
Já que vocês chegaram até aqui, deixem sua opinião a respeito do assunto tratado. Seja educado e sensato. Comentários maldosos ou ofensivos serão deletados. Além de melhorar o blog, faz bem ao coração dos autores ;D