sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Dom Quixote - Miguel de Cervantes



Editora: Difusão cultural do livro

Autor: Miguel de Cervantes
Adaptação: Leonardo Chianca
Ilustrações: Cárcamo
Ano: 2006
Páginas: 112



Dom Quixote conta a história de um homem com cerca de cinquenta anos. Lia muitos livros de cavalaria, chegando a se descuidar de sua fortuna e também vendeu partes de suas terras para comprar mais livros sobre esse tipo de leitura. Com o tempo foi perdendo o juízo, acreditando em tudo que lia.  Se inspirando nas histórias contadas em seus livros, o nobre senhor decide tornar-se um cavaleiro andante para viver suas próprias aventuras e fazer justiça.



A primeira partida de Dom Quixote não ocorre como ele esperava. Ao voltar para sua vila decide chamar Sancho Pança para ser seu escudeiro, este aceita e logo saem para viverem as tão sonhadas aventuras.

A imaginação de Dom Quixote converte tudo o que ver em um mundo de cavalaria e magia, fazendo com que muitas vezes ele e seu escudeiro vivam várias desventuras. É importante comentar que Dom Quixote não é como todos os outros heróis, isto é, ele não ganha implacavelmente seus inimigos.

O interessante é que apesar de todo o mal que lhe acontece, nosso herói sempre continua seguindo seus ideais. Sua bondade e seu caráter vão aos poucos cativando o leitor, pois estes percebem que tudo que o nobre senhor faz tem por objetivo fazer o bem e a justiça a todos.

Recomendo o livro a todos, seu conteúdo foi adaptado por Leonardo Chianca, tendo uma linguagem simples e de fácil compreensão.  As ilustrações foram criadas por Cárcamo, confesso que não gosto de livros ilustrados. Porém as ilustrações estão belíssimas, provavelmente vocês gostarão. Espero que tenham apreciado a minha resenha, até a próxima.

11 comentários:

  1. adorei sua resenha sobre o livro Dom Quixote... ela está bem resumida, mas fala sobre o essencial da história... gostei muito mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Vei, já disse que eu só quero ler Dom Quixote, por causa da sua resenha? kkk pois é ficou ótimo, parabéns Turquinha... <3

    ResponderExcluir
  3. Bruna, sério continue assim. coloque outras resenhas, estou louca para ver...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo apoio, logo postarei outras resenhas.
    Bjs
    Bruna Bacha

    ResponderExcluir
  5. Muitoo bom!Vc soube exatamente como explicar todo o livro ficou ótimo,adorei.Apoio vc a escrever outras resenhas,vou te esperar linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, estou lendo vários livros. Logo mais o blog terá mais resenhas.

      Excluir
  6. Já li o livro e adorei, adorei a resenha também (:

    ResponderExcluir
  7. Querida Bruna,

    Sou pesquisadora na USP, e estou fazendo uma tese de doutorado. Eu estudo as adaptações do Quixote no Brasil, e o Leonardo Chianca é um dos autores que estudo. Gostei muito da tua resenha e em breve farei uma pesquisa sobre o Quixote e adoraria ter você como uma das participantes. Um beijo grande, e mais uma vez, meu parabéns! Keep on writing.

    PS: Eu também sou tradutora, talvez você conheça alguns dos títulos que traduzi ultimamente: STRAVAGANZA (UM E DOIS) e MEMÓRIA DE UM AMIGO IMAGINÁRIO, todos da editora iD.

    ResponderExcluir
  8. Oi Silvia!
    Muito legal o seu trabalho, traduzir esses livros deve ser algo incrível e maravilhoso. Adoraria participar da sua futura pesquisa, Dom Quixote é um clássico, conhecido no mundo inteiro. Conheço esses títulos que você traduziu recentemente, infelizmente não os encontrei na única livraria que há aqui. Muito obrigada pelo carinho, adorei seu comentário.

    ResponderExcluir

Oi queridos (das)!
Já que vocês chegaram até aqui, deixem sua opinião a respeito do assunto tratado. Seja educado e sensato. Comentários maldosos ou ofensivos serão deletados. Além de melhorar o blog, faz bem ao coração dos autores ;D